terça-feira, 19 de setembro de 2017

ALGUMAS VERDADES SOBRE A MENTIRA


Não vamos mentir, e falar umas verdades sobre a mentira...
Certas mentiras precisam ser desmentidas,
possibilitando que todos conheçam certas verdades,
algo que a muita gente não convem, porque, verdade seja dita,
a mentira já virou instituição nacional...
Os políticos que o digam...
Osculos e amplexos,
Marcial

ALGUMAS VERDADES SOBRE A MENTIRA
Marcial Salaverry

Sempre podemos tentar faze-lo, mas para poder desmentir certas mentiras, e tentar revelar suas verdades, temos que entender que existem diversas maneiras de se considerar a mentira. Analisando-a à luz da verdade, é exatamente quando ela falta. A verdade, claro.

É preciso considerar que não existe verdade absoluta, uma vez que o que é verdade para uns, será mentira para outros, e vice versa, pois tudo na vida sempre terá mais de uma versão, e em certos casos, haja versões, chega a ser uma diversão  tentar entender todas essas versões, que acabam não sendo divertidas..

Fala-se que pescadores, vendedores, caçadores, são mentirosos, isso depende de como se for analisar o que eles dizem.  O tamanho do peixe pode não ter sido exatamente aquele, mas é como seu  desejo o viu.  Então, o que será uma mentira para todos, para sua imaginação é verdade, pois ele realmente “viu” aquela manjuba, do tamanho de uma meca, e assim, não se pode considerá-lo um mentiroso, pelo menos sob seu ponto de vista.

Numa discussão sobre um acidente de trânsito.  Quem será o mentiroso?  Talvez aquele que estiver com a realidade dos fatos, mas não tiver testemunhas, e assim, a mentira do outro lado, que "arranjou" uma testemunha passa a ser a verdade, e assim, pergunta-se, como será possível definir a mentira, como encontrar a verdade, pois sempre poderá existir alguém que tenha outra visão sobre um fato ocorrido.

Tudo na vida tem diversas interpretações.  O juiz de futebol é um ladrão na opinião de um torcedor, ou um gênio na opinião de outro.
Quem será o mentiroso, o promotor que insiste na condenação do réu, apontando-o veementemente como culpado, ou o advogado de defesa que insiste em sua inocência? Ambos apresentam “provas irrefutáveis” de seus pontos de vista.  Quem estará mentindo?
E muitas vezes a vida ou o futuro de uma pessoa depende de quem souber “provar” melhor a sua verdade, e que nem sempre será a real verdade, e assim, quantas vezes vemos criminosos sendo libertados, apenas porque a verdade não conseguiu aparecer, e passou a ser a “mentira” no caso.

Na verdade, a mentira é a ausência da verdade, embora sempre seja algo controverso, conforme de que lado esteja a força...
E assim, o subalterno é mentiroso, enquanto que o chefe, apenas interpreta os fatos de outra maneira, e nesse caso, o que é mentira, passa a ser encarado como “outra interpretação”, dependendo de quem a diz.  Isso sim é mentira...

Destarte, se formos analisar, todos os grandes problemas, todas as guerras, sempre começaram por causa de uma mentira, que foi apresentada como verdade, e que seria verdade, mas não passava de uma mentira,  sempre dependendo de que lado se está.
Donde se pode deduzir então, é que a GRANDE MENTIRA da vida, na verdade, é a verdade, desde que não possa ser provada devidamente.  E assim ficamos querendo saber o que se pode dizer que é mentira, ou verdade. 

Se alguém me disser que durante um dia inteiro não fala nenhuma mentira, vou dizer que é um grande mentiroso. E acabou de dizer mais uma, destarte, a grande verdade do caso, é que a mentira só poderá ser considerada mentira, quando ficar comprovado que a verdade é outra.  E não estou mentindo.

Pode-se dizer que os políticos são eméritos mentirosos. Talvez seja verdade, mas eles dirão que é mentira, porque eles não mentem, apenas apresentam versões diferentes da realidade, que sempre lhes será favorável, uma vez que sempre ficou patenteada a dubiedade dos fatos.  Toda a verdade e toda a mentira apresentam, e sempre apresentarão uma segunda versão dos fatos.  E estará certa aquele que conseguir uma melhor comprovação da “sua” verdade.

Como julgar quem estará mentindo, aquele que diz ter sido atacado, ou aquele que afirma que jamais atacou?   Tudo dependerá de uma eventual comprovação de fatos, pois a verdade, para ser aceita, precisa ser devidamente provada e comprovada, enquanto que a mentira, basta ser dita, para alguns a aceitem como verdade. Quem será o proprietário?

A única coisa real e verdadeira, é meu desejo de UM LINDO DIA para todos... Ou será que não é? Eu afirmo que é, e se alguém duvidar de minha verdade, é uma questão de livre arbítrio...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!