terça-feira, 8 de agosto de 2017

PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS

 

Problemas na vida... quem não os tem?
Geralmente os problemas são... um problema... de fato.
Problemas que devem ser resolvidos, para que
não se tornem por demais problemáticos...
Osculos e amplexos,
Marcial

PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS
Marcial Salaverry

Enquanto estivermos vivendo, certamente sempre teremos alguns problemas a serem resolvidos contudo, em algumas vezes  poderemos  sofrer alguns revezes mais duros, que podem nos fazer baquear, porque abalam nossa estrutura, e assim, podemos  perder a fé na humanidade e nas pessoas. Principalmente quando vemos uma injustiça ser cometida, seja contra nós, seja contra pessoas que nos são queridas.
Por exemplo, quando vemos que influências políticas determinam certos resultados, dando a vitória aos menos capazes, que triunfaram por saber manobrar politicamente melhor a situação.
Infelizmente, desde uma eleição de síndico de prédio, até de um Presidente da Republica, a habilidade política se sobrepõe aos méritos. Dá-se mais valor a conchavos e promessas de benesses, de polpudas propinas, do que às reais condições dos candidatos para a execução das tarefas propostas.
Meu bom e fiel amigo L'Inconnu, nos brinda com uma frase que mostra bem como se deve reagir ante os revezes da vida. Vejam:
"Se algum dia passar pelo caminho da vida e tropeçar, não desanime e lembre-se de que por ali muitos passaram e tropeçaram mas nem por isso deixaram de caminhar."
Em versão mais, popular, diz-se: "Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima... "E é isso que se tem a fazer, seja qual for o tropeço ocorrido. Seja perder injustamente uma eleição, seja uma derrota esportiva, seja a perda de um amor. Enfim, seja qual for o motivo de nossa desdita, o único que nos resta fazer, é encarar o bicho de frente, juntar os cacos que sobraram e seguir em frente, pois se pararmos para lamentar o ocorrido, mais sofreremos os danos, não tenham dúvidas, já que enquanto estivemos parados lambendo as feridas, outros tomaram a nossa frente.
É em situações parelhas que precisamos justificar nossa permanência entre os vivos, pois as lamentações só servirão para nos afundar mais.
Uma das soluções que existem, é procurar trabalhar com mais afinco ainda, para mostrar quem realmente somos, e que nossa derrota foi injusta. Se nos abatermos, daremos razão aos nossos detratores, pois mostraremos nossa tibieza ante situações desfavoráveis.
A capacidade de reação é que mostra nosso real valor. É muito fácil, quando estamos "na crista da onda", mostrar nosso valor. Contudo, quando realmente temos que mostrar nossas reais condições, é ao sofrermos revezes. As derrotas podem revelar quem realmente somos, se uma pessoa fraca, sem personalidade que se abate à primeira contrariedade, ou alguém capaz de fazer de uma derrota, uma grande vitória.
Não quero dizer que é bom levarmos certas pauladas, eis que na verdade, sempre é bom estarmos preparados para elas, pois se as recebermos, saberemos reagir a tempo.
Com certeza nosso caminho não é feito só de vitórias. Seria bom se o fosse, mas seria monótono também. E qualquer aresta que surgisse, já seria um grande problema.
O certo mesmo é saber encaixar os golpes que porventura surgirem, e, paralelamente saber aceitar os triunfos com naturalidade, sem uma empolgação desmedida,  eis que pode ser um sucesso efêmero, e aquele que nos aplaude hoje, poderá falar mal de nós amanhã.
O certo é procurar sempre levar a vida com naturalidade, encarando vitórias e derrotas como contingências naturais da vida, sem procurar atrair inveja ou ódio de ninguém.
Nunca esquecendo de cumprimentar todos aqueles com quem cruzamos em nossa subida, pois poderemos precisar deles em uma eventual descida.
Para quem nos ataca, um sorriso e para quem está de nosso lado, um abraço. Sempre um gesto amigável ajuda muito.
Procurar superar momentos adversos com atitudes positivas. Esse é o segredo.

Pensando positivamente, teremos UM LINDO DIA, e poderemos positivamente repeti-lo a cada dia de nossa vida, com ou sem problemas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!