sábado, 26 de agosto de 2017

BOM É VIVER EM PAZ COM A NATUREZA

  É PRECISO FAZER UM TRATADO DE PAZ COM A NATUREZA, POIS
NOSSA QUERIDA NATUREZA COMO SEMPRE... PEDE SOCORRO...
OSCULOS E AMPLEXOS,
MARCIAL
 
BOM É VIVER EM PAZ COM A NATUREZA
Marcial Salaverry
É fácil constatar que a Natureza seja realmente um tema inesgotável, tantas são as facetas que apresenta. Ela, em todas suas manifestações sempre tem o condão de nos surpreender, por sua perfeição, e se não fosse ação do homem, sempre devastando-a e alterando-a, ela jamais apresentaria transtornos.
Tudo na Natureza tem seu equilíbrio perfeito. Até mesmo a cadeia alimentar é bem dosada, colocando presas e predadores em estado de equilíbrio. A prova, é que os animais caçam apenas para comer. Em seu habitat natural os animais vivem em perfeito equilíbrio. A Natureza faz as coisas à perfeição. Os animais de menor porte, que servem de alimentação para os maiores, sempre se reproduzem em quantidade muito superior que seus predadores, e assim a cadeia alimentar nunca será quebrada.
O único bicho que caça por prazer, pelo gosto de matar, pelo espírito destrutivo que habita em seu interior, é o bicho homem, sempre iniciando algum desequilíbrio ecológico, pois é responsável pela extinção de diversos espécimes de nossa fauna.
Contudo, apesar do natural espírito destrutivo, sempre mantemos estreitas ligações com a Mãe Natureza, principalmente quando precisamos aliviar nossa mente urbana, e como isso faz falta para nosso bem estar, para  nosso bem viver...
A propósito, L'Inconnue disse algo muito interessante...
"Devemos sempre apreciar  a natureza, principalmente para quem nasceu no barulho ensurdecedor de uma cidade grande. O campo, ou a praia servem como fuga. Creio que  não existe lugar melhor para se refazer do desgaste da cidade."
Natureza é natureza enfim, porque é o símbolo da Mão de Deus ou o próprio Deus pois lá se encontra a energia, fonte de vida e de vigor que ela nos transmite, e seu testemunho vem confirmar a tese de que, mesmo para as mais urbanas das pessoas, a fuga para a Natureza é fundamental. Faz reviver o organismo, o que nos leva a constatar que é  imprescindível um contato com a Natureza.
Experimentem abraçar uma árvore,  mas abraçá-la com vontade, como se fosse o amor de sua vida (não deixa de sê-lo). Vão sentir uma estranha energia entrando em seu organismo, e esse é o agradecimento da árvore, pela demonstração de carinho recebida.
Seja na praia, no campo, nas montanhas, ou mesmo no fundo do mar, um período de férias após um ano de labuta é fundamental. É vivificante. Restaura o organismo, dando-lhe condições de suportar mais um ano de trabalho, por vezes estressante.
Alguns poderão argumentar que a natureza tem suas falhas, pois existem alguns fenômenos naturais que provocam grande destruição. Se analisarmos bem, uma grande parte desses cataclismas é provocado pelo homem, quando represa um rio, quando explode suas bombas, e até mesmo quando constrói suas cidades, pois tudo isso quebra o equilíbrio ecológico imaginado por nossa querida Natureza.
São coisas necessárias para a nossa sobrevivência? Nem todas, mas concordo. Precisamos delas. Mas, de qualquer maneira, nós somos os estranhos no Reino da Natureza. Somos nós que provocamos as grandes modificações que causam alguns desses problemas.
Bem, não desejo levantar nenhuma bandeira ecologista querendo dizer que devemos voltar a habitar as cavernas (até que não seria má idéia... um tanto desconfortável talvez, mas pensando bem,  onde iríamos ligar o computador?) Como acredito que não exista wi-fi nas cavernas,  é melhor esquecer essa idéia, apenas poderíamos cuidar um pouco melhor da coitadinha da Natureza, não a maltratando tanto, nem forçando a natureza da Natureza normalmente pacífica, a ter certas reações catastróficas para nós...

Lembrando de que não devem esquecer de abraçar uma árvore, desejo-lhes UM LINDO DIA, e que possam sempre repetir, tanto o abraço, quanto o lindo dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!