terça-feira, 29 de agosto de 2017

ALGUMAS LEMBRANÇAS DA ÁFRICA

Viver na África, é aprender um sem número de lições de
vida, e de sobrevivência...
Sempre vale viver certas experiencias em nossa vida...
Osculos e amplexos,
Marcial

ALGUMAS LEMBRANÇAS DA ÁFRICA
Marcial Salaverry

Para narrar algo a respeito dos poucos anos vividos no Congo, acabei me lembrando de muitas outras coisas, além do que foi vivido, pois a África é toda ela um grande mistério e não é feita só leões, elefantes, alegres aventureiros, e africanos... 

É preciso ter presente que eles tem uma filosofia de vida muito peculiar, onde ainda não chegou totalmente a maldade da chamada civilização.  Sob certo ponto de vista, são de uma pureza d’alma enorme, principalmente nas aldeias mais afastadas, onde o contato com a civilização é mais restrito. Encaram a vida com tanta naturalidade, que podemos aprender muita coisa com eles.  Pelo menos a não sermos tão maldosos.
 
Participando de seu dia a dia, pode-se constatar que eles sempre procuram fazer as coisas com um mínimo de esforço, talvez por causa do forte calor que os "estimula" a procurar um jeito mais fácil de fazer o que precisa ser feito, mas também pode-se ver que existe muita sabedoria em seu viver, e de minhas lembranças, trago um provérbio africano muito interessante, que diz:

"Nunca são esquecidas as lições aprendidas na dor."
Palavras simples, como simples é a vida  que vive a população africana de modo geral, mas quanta verdade existe nessas palavras...

Realmente, ao sofrermos algum contratempo causado por algo errado que fizemos, aprendemos que não devemos repetir o mesmo erro (errare humanum est, mas reincidirem em errum, burrarum est)...

Contudo existem ocasiões em que devemos pensar bem antes de certas atitudes,  mas o interessante, é que dificilmente enxergamos quando podemos magoar alguém, não reparando que certas  atitudes  tomadas naturalmente,  podem magoar alguém que seja um pouco mais sensível que outro, e insistimos nesse erro,  até que, por vezes ferimos esse alguém de uma forma tal que fica bem mais difícil consertar a besteira cometida.  E não houve maldade, vontade de magoar ninguém, apenas não soubemos  aquilatar o grau de sensibilidade de quem atingimos, mas involuntariamente ou não, atingimos.

Assim, muitas vezes, não reparamos, mas uma resposta brusca sem razão, uma brincadeira mal colocada, por vezes magoa muito. Agora, quando reparamos que o mal foi cometido e tratamos de corrigi-lo é sinal de bom senso e humildade, da mesma maneira que gostamos de ver uma mudança de atitude em quem nos magoa.

Algo que nunca pode ser esquecido: "Pessoas diferentes... sensibilidades diferentes..." e assim, a mesma coisa que é aceita normalmente por alguém, outra pessoa poderá não gostar. Portanto, como vivemos numa sociedade, devemos ao menos tentar aprender a lidar com todos. E errando, ter a humildade para consertar o erro.  Um pedido de desculpas não arranca pedaço algum, desde que mereça ser feito.

Quando sofremos algum revés, temos que ter a sabedoria de aprender a lição que a vida nos deu e, ao invés de  lamentar  o azar que nos atingiu, devemos é verificar se não fomos nós os errados, ao insistir num projeto, numa atitude inadequada.

Sempre devemos fazer uma análise bem acurada sobre o que passamos na vida, e saber  aproveitar cada percalço, cada problema, cada contratempo, e saber tirar proveito de tudo que aconteceu, sendo aí que reside nossa grande sabedoria.  Fazer de cada insucesso, de cada acontecimento desagradável, um degrau para melhoria na vida.

Aproveitar os azares, e transformá-los em ponto de partida para o êxito, e assim, utilizar os erros cometidos para os acertos futuros.

Bem crianças, fica aqui uma outra lição trazida da África: "Nunca beije um leão na boca..." , principalmente porque deve ter muito mau hálito...
Bem, pode não bem essa a lição,  é aquela acima, mas, acredito que esta também é útil...

A lição verdadeira é : "Vejam a extensão de seus erros, e procurem não repeti-los, procurando corrigi-los..."
Nesses provérbios populares, sempre encontramos muita sabedoria, pois eles são produtos de experiências vividas. A questão é saber interpretá-los.

Espero que o amanhã seja UM LINDO DIA, algo que poderá e deverá ser repetido a cada dia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!