domingo, 29 de janeiro de 2017

ARA... TÔ CUMA BAITA SODADI


ARA... TÔ CUMA BAITA SODADI
Marcial Salaverry

Iscuitando essas musica qui
fala du meu sertão,
inté fai doê o coração...
Ara...tô cuma baita sodadi,
ansim di repenti, mi baxô no coração,
uma baita sodade do meu sertão...
 Ieu ficava contemplando o anoitecê,
Vendo o céu escurecê...
Baxando o luá nu meu sertão...
E agora, vendo lá longe o passado,
neste caminho que tenhu andado,
nesse meu passado
que não vorta nunca mais.
 Bem no cumeço da vida,
vejo uma cruzinha caída
bem no arto do espigão...
Foi a Joaninha,
que era a única vizinha
que eu tinha lá no sertão.
 Niquiqui raiava o dia,
correndo nois dois ia
lá no corguinho brincá.
Prantemo um jardim,
cheio di linda frô,
qui eu cuiia, pra modi presentiá,
minha quirida Joaninha...
 No tronco do veio ipê
Nois juremo de si querê
E inté  fizemo um siná.
 Pra modi quando nois dois crescesse,
e nosso ombro ali batesse,
nois havera de si casa.
Mai, Deus num quis ansim,
i nosso amô teve fim...
Eu já tinha quinzi anu
quando a disgraça aconteceu.
Um boi marvado pegou a Joaninha,
e pinchô ela nu chão,
matando meu coração...
Peguei ela nus braçu,
 vi seus zóio se fechano
e ela foi  p’ra mim falano:
Chore não meu cabôco,
ieu só vô passiá juntinho di NossuSinhô...
 Foi longo esse passeio,
esperei tanto, ela não veio...
Achu qui di lá gostô...
Nuncamai vortô...
Ieu fiquei sem meu amô...
 No tronco do veio ipê,
onde noidoi juremo de si querê,
fiz prela uma cruz...
 Naquele tempo eu não sabia
que quando uma gente morria,
num vortava nunca mais.
 Joaninha, adispois cocê foi embora,
eu parti pro mundo a fora,
nunca mai otro amô incontrei...
Pra cada moça qui zoio,
mi alembro docê...
Essa raiz da sodade,
ficô no peito prantada,
pra modi num saí nuncamai...
Pruque amô sincero e puro
iguá ao nosso, eu juro –
 nunca mais tornei encontrá!

Marcial Salaverry

Poema inspirado em fragmentos de lembranças de um poema de dominio popular
    que ouvia quando criança... numa roda de viola em algum lugar do sertão...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!