quarta-feira, 23 de novembro de 2016

EXISTEM AMORES POLEMICOS


Amores "intergeracionais" sempre criarão uma certa polemica,
sobre as verdadeiras razões de terem surgido...
O principal, é que haja um amor sincero e reciproco...
Osculos e amplexos,
Marcial

EXISTEM AMORES POLÊMICOS
Marcial Salaverry

Uma verdade inegável, e que não custa lembrar e relembrar, é a afirmação que afirma uma grande verdade, ou seja, sempre serão polemicos e problemáticos os relacionamentos entre pessoas de gerações diferentes, pelo natural choque que causa, pois aos olhos das demais criaturas, sempre haverá  a tradicional barreira de idades, algo que sempre causará algum choque, sendo assim considerado fora dos parâmetros normais, contudo apesar do que  já se falou sobre romances entre pessoas de gerações diferentes, que para alguns, sempre será um absurdo, para outros, pode ser considerado como coisa normal, tudo depende do enfoque que se der ao caso.

O interessante no caso, é que no consenso geral chega a ser encarado com uma certa normalidade o fato de um homem maduro namorar uma garota muito mais jovem, enquanto que o outro lado da moeda, ou seja, o romance entre uma mulher madura e um rapaz mais jovem, já é visto quase como um absurdo.  Por que essa diferença de julgamento?  Por preconceito? Quando na verdade, a mulher madura tem mais facilidade para viver um amor intenso do que um homem maduro, até mesmo por questões biológicas. E pode se notar que atualmente as mulheres resolveram sair da redoma, e vão em busca de sua vida, de seus desejos, e se não encontram satisfação entre os homens de sua faixa etária (que estão procurando as jovens), tambem vão em busca de jovens, algo lógico e normal.

Penso que tudo deve ser visto da mesma maneira, devendo ser encarado de uma maneira global, ou seja, falemos de “romance entre pessoas de gerações diferentes”, sem identificação de sexos, e assim, ao surgir uma atração “intergeracional”, deve-se ter presente uma coisa muito séria, qual seja, o preconceito da Sociedade, que sempre criará obstáculos.  Esse fator vai exigir  dos parceiros muito equilíbrio, e principalmente, ambos tem que estar bem seguros de seus sentimentos, pois os comentários maldosos sempre irão surgir.  Isso sem falar na reação dos familiares,  se a parte madura tiver filhos, que dificilmente aceitam ver seu pai ou sua mãe envolvido com alguém de sua idade, ou até mais jovem.

Além dos problemas causados por esse preconceito, há que se analisar ainda as diferenças físicas.  Senão vejamos, é lógico que a parte madura não poderá ter o mesmo “pique” que o parceiro (a), que deverá ter muita compreensão para tal detalhe, aceitando as limitações que a idade sempre impõe.  Muitas vezes o romantismo que envolve tal situação, faz com que se feche os olhos para tais diferenças que, mais cedo ou mais tarde, podem se manifestar, ou não, dependendo da força do amor que entre eles existir.

Pergunta-se então o que pode unir casais assim heterogêneos, algo que realmente é fácil de se responder, eis que o que acontece é uma busca recíproca.  Existem jovens que, por diversos motivos, preferem a companhia e a parceria com pessoas mais maduras, buscando absorver a experiência de vida, os conhecimentos que as pessoas de mais idade  lhes podem proporcionar.  É muito válida essa busca, e serve como um enriquecimento enorme para esses jovens, desde que saibam viver esse amor, o que deve deve haver é uma sinceridade total.

Por outro lado, é a famosa “busca da juventude perdida”.  Pessoas de mais idade, mas ainda com muita vitalidade, se recusam a admitir serem “velhos”.  Procuram, então, na parceria com jovens, dar um novo sentido a suas vidas.  É então uma troca de “favores”. Um lado dá a vivência, a experiência, e o outro, a vitalidade, a energia da juventude, e isso feito com equilíbrio e sinceridade, é muito válido, e sobretudo, importante para ambos os lados...

Apenas desejo ressaltar a necessidade de muito equilíbrio de ambas as partes, pois o lado mais “experiente” (fica chato falar velho), vai ver que suas limitações físicas vão rapidamente aumentando, ao passo que o outro lado vai chegando ao seu apogeu.  E é aí que mora o perigo dessas uniões heterogêneas etariamente falando.

Contudo, o argumento principal, e muito válido por sinal, que já ouvi de casais nessas condições, é que eles podem passar por cima dos preconceitos por se amarem.  Quanto a preocupações com o futuro, existe um ponto que tem de ser levado em conta: o importante é viver o presente, e aproveitar o que de bom pudermos viver agora, e realmente é irrefutável esse argumento.  Realmente, se podemos ser felizes hoje, sejamos.  Se outros criticam, o problema é de quem critica, uma vez que todos temos nosso "direito de ir e vir", e de agirmos conforme manda nosso livre arbítrio.

Definitivamente, se duas pessoas se amam e se querem, não pode existir preconceitos, sejam etários, raciais, e até sexuais que possam separá-los, pois para que uma união seja gostosa e feliz, independendo de diferenças de idade, cor, sexo ou religião, o importante é que exista uma grande dose de AMOR, RESPEITO E CARINHO, que são realmente os pontos fundamentais para qualquer tipo de relacionamento...

Quanto à durabilidade dessa união, falar-se o que? Que dure enquanto durar, que seja eterno enquanto é terno, como todas as uniões aliás.  Não existe prazo de validade que garanta o tempo que vai durar uma união entre duas pessoas.  Mas enquanto durar, que com sinceridade seja vivida, seja em que circunstâncias for.  O amor sempre deve ser vivido.

O perigo apenas existe, quando o que se quer é uma "quebra de rotina", ou seja, quando um relacionamento está meio desgastado pelo tempo, ir procurar "novidades" fora, ao invés de procurar, através de diálogo, um entendimento com a parceria de sempre. Muitas vezes o amor se esconde no meio das cinzas do fogo inicial, e é preciso "desenterrá-lo", para que não se perca o fio da história já vivida.

Com essas idéias na cachola, vamos procurar fazer de cada dia, sempre UM LINDO DIA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!