quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Os Caminhos de Paris


 
Paris é a capital e a mais populosa cidade da França. Situa-se num dos meandros do rio Sena, no centro da bacia parisiense.

Se posiciona numa encruzilhada entre os itinerários comerciais terrestres e fluviais e no coração de uma rica região agrícola tornando-se uma das principais cidades da França ao longo do século X, beneficiada com palácios reais, ricas abadias e uma catedral. Tornou-se um dos primeiros focos europeus do ensino e da arte. Ao fixar o poder real na cidade, sua importância economica e política não cessaram de crescer. Assim, no início do século XIV, era a mais importante de todo o mundo ocidental.

No decorrer dos séculos seguintes era a capital da maior potência política europeia e o centro cultural da Europa bem como a capital da arte e do lazer. Sua arquitetura, parques, avenidas e museus fazem-na, a mais visitada do mundo.

A densidade da sua rede ferroviária, rodoviária e estrutura aeroportuária faz-na um ponto de convergência para os transportes internacionais.

Abrigando numerosos monumentos, por seu considerável papel político e econômico, é também uma cidade importante na história do mundo. Como símbolo da cultura francesa atrai milhões de visitantes por ano, ocupando também um lugar preponderante no mundo da moda e do luxo.

No turismo uma das primeiras atrações foram desde 1855, uma série de exposições universais, ocasiões que serviram à edificação de numerosos monumentos que largamente contribuíram para fazer da cidade a atração na qual ela se tornou.

Nas diversas ocasiões em que eu e a companheira a visitamos desfrutamos de lugares que ficaram guardados como doces memórias, muitas delas repetidas, em decorrência da beleza, romantismo, e uma arquitetura esbanjando cultura e proporcionando um clima romantico. Dentre algumas destacamos:

A Torre Eiffel - construída em 1889, foi planejada inicialmente para ficar de pé por apenas 20 anos; é considerado atualmente o principal símbolo da cidade.

A Avenida Champs-Élysées, famosa e muitas vezes cheia de turistas. Uma das mais largas do mundo.

O Arco do Trinfo - construído por Napoleão Bonaparte, em 1806, em homenagem às vitórias francesas e aos que morreram no campo de batalha.

O Museu do Louvre - famoso por abrigar o quadro Mona Lisa.

O Montmartre - uma área histórica da cidade, onde se localiza a Basílica de Sacré Coeur, é famosa pelos seus cafés, estúdios e clubes noturnos.

 Catedral de Notre-Dame - localizada no centro da cidade.

Museu de Orsay - Museu que reúne importante coleção de arte impressionista e foi, no passado, uma estação de trem. Com a sua desativação, foi quase demolida, mas por protestos foi transformada em museu.

O Cemitério do Père-Lachaise, onde estão enterradas pessoas famosas como Oscar Wilde, Jean-Francois Champollion, Édith Piaf e Chopin.

O Palácio de Versalhes - a maior atração turística do mundo. Construído por Luís XIV, o Rei Sol, para abrigar toda a corte, designava o poder, a glória e a riqueza.

O Moulin Rouge - Antigo cabaré utilizado para divertimento dos franceses. Hoje usado como ponto turístico.

Assim sendo, desfilando nossas emoções por aquele solo, principalmente em Montmartre que nos cativou de maneira impar, fiz a abertura dessa formatação com a canção “Sous le Ciel de París”, prosseguindo com “Moulin Rouge”, símbolo maior da diversão dos franceses e dos turistas que visitam esse magnifico local, culminando com o poema abaixo:
 

SOUS LE CIEL DE PARÍS


Cidade luz que nos seduz

Céu noturno de verão

Lugar de encantos mil

 

Ambiente perfumado e primaveril

Amores que chegam e que vão

Clima romântico com paixão arrebatadora

 

Jantar a luz de velas

Champagne borbulhante

Bateaux-mouche deslizante

Águas do Sena deslumbrante

Eifell nos emociona

 

Montmartre dos pintores

Sob a abençoada Sacre Coeur

Montparnasse dos escritores

Poemas e sonetos encantadores

 

Descanso sobre o lençol de cetim

Lábios carnudos e desnudos

Peito ofegante

Colo perfumado e provocante

Channel, Channel, Channel.

 

Beijo delirante

Noite apaixonante

Manhã ensolarada

A alegria está no ar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O PORTAL DO POETA BRASILEIRO AGRADECE SEU COMENTÁRIO!